Sei que pode não parecer muito quando o seu filho está olhando a mãozinha, pegando no pezinho ou namorando uma mancha na parede, mas nesse momento ele está desenvolvendo suas habilidades cognitivas e de concentração. Se o interrompermos o tempo todo ele além de não conseguir focar sua atenção em algo, ainda pode não conseguir desenvolver tão bem o que poderia se o tivéssemos deixado em seu sossego.
Sei também que estamos acostumados com a máxima de que é obrigação da mãe entreter seu filho, mas pare tudo o que você estiver fazendo, preste atenção e repita para si mesma o que vou dizer nesse momento. Não, isso não é sua função! Isso mesmo, você não tem que se desdobrar o dia todo para não deixá-lo entediado. Mas como assim, Gi? Você está dizendo que tenho que deixar o meu filho brincar sozinho? Sim, é exatamente isso o que estou sugerindo. Sua função é observar e mantê-lo em segurança, é claro. Deixe que ele tome a iniciativa. Que ele escolha o que quer fazer. Se quer olhar a mãozinha? Permita. Quer morder o pé? Deixe ele livre para fazer suas escolhas. Desta maneira você terá uma criança muito mais independente, que não se entedia simplesmente porque não lhe estão oferecendo opção para brincar. É função dele se distrair e não a sua. Confesso que quando admiti isso, minha vida mudou da água para o vinho. Senti que pude até dormir melhor. Aliás, nos duas, já que ela chegava ao final do dia satisfeita consigo mesmo e não exausta pelo tanto de estímulos que eu lhe oferecia.
Mas então como eu devo proceder, Gi? Você não espera que eu só fique olhando meu filho o dia todo né? Claro que não, interagir com o seu filho é criar um laço indissolúvel entre vocês. O que estou dizendo é que você não precisa, e não deve, ficar o tempo todo lhe propondo atividades. Deixe alguns objetos por perto para que ele se divirta, caso ele ainda não pegue. Caso já brinque com os objetos, deixe alguns brinquedos por perto e deixe que ele escolha o que fazer com eles. Não converse com ele a não ser que ele faça contato visual. Deixe que ele tenha seus pensamentos, seus desejos e suas emoções naquele momento. Assim, além de ser uma delícia poder simplesmente desfrutar de momentos mágicos observando seu filho, você fará com que seu filho a longo prazo não espere por atividades. Ele será ativo, criativo, independente e mais feliz, com certeza.
Eu percebi mudanças com a Bia já nos primeiros dias e agora após mais de seis meses tenho colhido resultados inimagináveis. Quero que você também possa dizer o mesmo. É só tentar.
Um beijão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário